segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ticket to Ride - jogo de tabuleiro

Jogo de Tabuleiro: Ticket to Ride
Versão: Märklin (Alemanha)
Empresa; Days of Wonder
Autor: Julien Delval
Gênero: Ferrovias.

Jogamos Ticket to Ride no sábado. Éramos três jogadores e rapidamente aprendemos as regras e algumas ideias estratégicas sobre o jogo, que consiste em ligar cidades da Alemanha através de ferrovias. Para fazer as ligações é necessário ter cartas da mesma cor em número suficiente para completar um trecho . Cada ação é rápida e consiste em comprar duas cartas, ou comprar uma carta coringa, ou fazer um trecho de ferrovia, ou comprar objetivos ou usar o passageiro.

Comprar cartas  - compra-se até duas cartas, ou fechadas ou das expostas, com o intuito de adquirir cartas de cores iguais para montar um trecho da ferrovia.

Comprar carta coringa: há cartas coringa, que servem para qualquer cor, mas se for comprada do grupo exposto, pode-se comprar apenas uma carta.

Comprar cartas de objetivo: há cartas com missões que o jogador deve cumprir, que consistem em interligar dois pontos no mapa. ao adquirir novos objetivos faz com que o jogador possa conseguir mais pontos ao final do jogo, ou perder pontos, pois a cada objetivo não cumprido, seu valor de pontos é descontado do montante final.

Fazer um trecho de ferrovia: para isso é necessário ter cartas da mesma cor e em quantidade igual ao trecho que se quer fazer. Caso o jogador queira fazer um trecho entre a cidade X e a cidade Y que tenha 4 trilhos verdes, é necessário que ele jogue 4 cartas verdes para contrui-la.

Usar o passageiro: o passageiro pode ser utilizado até três vezes no decorrer do jogo, ele sai de uma estação e percorre os trechos, recolhendo pontos que estão distribuídos pelo tabuleiro.

A ideia simples e a mecânica fácil de aprender mostram um jogo divertido, com muitas variantes e que não demora mais que uma hora cada partida.

A arrumação inicial do tabuleiro é rápido assim como também é rápido guardar os componentes.

Um jogo divertido para toda a família com bons componentes.

boardgamegeek.com/.../21348/ticket-to-ride-marklin

Lords of Waterdeep - Jogo de Tabuleiro


Jogo de Tabuleiro: Lords of Waterdeep
Versão: Básica
Empresa; Wizards of the Coast
Autores: Peter Lee e Rodney Thompson
Gêneros: Fantasia, Dungeons and Dragons, Euro

Domingo, um final de tarde, amigos reunidos para jogar RPG mais a noite. O dia estava quente e como o clima propiciava, tomávamos uma Heineken para refrescar. Enquanto esperávamos o horário do jogo, aproveitamos para disputar quem seria o Senhor da cidade de "Profundágua", ou Waterdeep.

Lords of Waterdeep é um jogo de tabuleiro no estilo europeu, feito com temática de Dungeons and Dragons, onde cada um dos jogadores faz o papel de um dos grandes senhores da cidade dos esplendores. Cada um desses nobres envia seus agentes para recrutarem guerreiros, magos, clérigos e ladinos para cumprirem missões na intenção de ganharem, poder, dinheiro, influência ou a própria manutenção da paz da cidade.

Cada jogador possui uma cartela, que representa uma taverna onde seus aventureiros e agentes ficam, junto com suas missões (quests), dinheiro e marcadores.

O tabuleiro mostra um bom pedaço de Waterdeep com vários locais importantes, como o porto, estalagem, guilda dos ladrões, torre dos magos.

O Jogador pega um de seus agentes e põe sobre um desses lugares, e obtém a vantagem que esse local concede, seja convocar guerreiros, ladinos, magos, clérigos, ou conseguir dinheiro, novas missões, cartas de intriga, entre outros.

Há uma quantidade fixa de localizações importantes e mais um grupo de locais que podem ser comprados no decorrer do jogo, o que amplia as escolhas e estratégias dos jogadores.

Ao fim de cada uma das oito rodadas do jogo, o jogador pode tentar cumprir uma missão, e ao faze-lo ele ganha uma quantidade de pontos descritos na carta da missão.

Jogo divertido, cenário bacana, mas o que realmente chama a atenção do é a qualidade das peças, todas de primeira linha, com cartas de qualidade, desenhos que nos fazem entrar no clima do jogo, peças que se encaixam com facilidade e duas grandes preocupações sanadas com decência, os espaços bem feitos no tabuleiro, que facilitam a movimentação das peças e a caixa, aonde cada componente do jogo fica acomodado de maneira ótima. Acredito que essa tenha sido a melhor caixa que vi até hoje, junto com 7 Wonders, mas lembrando que 7 Wonders não tem tantos componentes.

Para não dizer que é perfeito, quando colocamos plásticos protetores nas cartas, elas não ficam 100% no lugar, mas nada que retire minha visão positiva dessa embalagem.

A cidade os Esplendores aguarda aqueles que tem coragem de enfrenta-la de frente.

http://boardgamegeek.com/boardgame/110327/lords-of-waterdeep