segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Earthdawn - RPG

Earthdawn: RPG de fantasia.
Editora: FASA.

Earthdawn é um dos RPGs que possuo, contudo nunca joguei. Aproveitei pedaços de suas ideias em outros jogos, mas uma sessão mesmo, ali, firme, desconheço.

Eu nunca o joguei não porque ele fosse ruim mas porque ele, quando foi lançado, era muito, mas muito diferente do principal RPG de fantasia que eu jogava com meu grupo, AD&D 2nd Edition. Estávamos muito mais propensos a vasculhar as masmorras contidas em Abeir-Toril e Oerth do que as terras devastadas de um reino esquecido na memória, chamado Barsaive, um mundo que estava renascendo após o tormento vindo dos Horrores, seres de metaplanos que lá passaram para destruir o ápice da magia, em um movimento cíclico.

Nessa terra, a séculos passados controlada pelo reino místico e escravagista de Theran, as grandes raças são os Anões, seguida pelos elfos, humanos, orcs, trolls, obsidman (homens de pedra), T'skrang (homens lagarto) e os Windling (uns humanoidezinhos alados). Eles são os namegivers, os seres capazes de nomear as coisas e torna-las reais.

O sistema de jogo era elegante e evoluído, utilizava steps para representar suas habilidades e perícias.

As classes de personagens ganhavam novas capacidades místicas à medida que evoluíam, quando passavam de nível, um precedente ao que fizeram com o d20 system, só que dez anos antes.

Earthdawn seria um passado distante e místico do planeta terra e possui relações estreitas com Shadowrun.

Quem sabe um dia eu não jogue com um espadachim T'skrang e junto com meu grupo não derrubemos uma fortaleza voadora do império Therano?


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