quinta-feira, 22 de novembro de 2012

F.U.B.A.R (suplemento para campanhas militares)

RPG: F.U.B.A.R (suplemento para campanhas militares)
Editora: independente
Autor: Osny "Airwolf" Moreira
Sistema Básico: d20 system (SRD)
Gênero: guerra, militar, armas, combate



A tensão no pelotão era grande, estávamos no alto de um pequeno prédio, com apenas três andares, de coloração 'suja' e várias janelas quebradas. Fizemos um apanhado geral do que ainda nos sobrava de munição e chegamos à terrível conclusão de que era pouco, e que precisaríamos de um milagre para sairmos vivos dali. Sabíamos que eramos caçados naquele lugar. Por mais que estivéssemos ali para ajudar, a população local não via desse jeito. A maior parte deles ligados às milícias locais, famintos, em uma guerra civil que durava anos. O ano era 1993, o local era a capital da Somália, Mogadíscio, e a missão que deveria levar em torno de meia hora, mostrou-se mais longa do que qualquer um dos lados gostaria.

Essa foi a primeira sessão que joguei de FUBAR, um suplemento que o Osny "Airwolf" Moreira havia feito. Era uma adaptação do filme do Ridley Scott "Falcão Negro em Perigo". Eu não havia assistido ao filme, mas garanto que a pressão exercida sobre meu personagem deve ter sido parecida com a sofrida pelos soldados no cinema. O jogo foi muito bom, o Osny levou a sessão com maestria e divertimento. Poucos morreram no caminho, e as adaptações feitas no sistema d20 mostraram-se muito eficientes para aquele tipo de jogo.

No FUBAR a ideia é trazer o mundo do militarismo não fantasioso para o RPG. As classes de personagem do suplemento são: Soldado, Médico, Engenheiro e Oficial. Cada um com suas características e vantagens. Há uma boa lista de perícias, talentos úteis para o ambiente militar, regras específicas, com destaque para como são gerenciados os ferimentos e a fadiga dos personagens, e uma lista de armas que alimenta o poderio bélico de todos os participantes, sejam jogadores ou NPCs.

Jogamos aventuras com o FUBAR em várias ocasiões, com tomada da Normandia no dia D, Além das linhas inimigas na segunda grande guerra, Vietnã, Guerras modernas, e Operações Especiais em vários lugares exóticos do mundo. Uma sessão que tenho especial lembrança é de um jogo que se passava na guerra nos Balcãs, na região de Kosovo.

Tenho amigos que não gostam de campanhas militares, eu gosto. Muitos dizem que esse tipo de campanha é repetitiva, apenas tiroteio, mas esquecem que para chegar ao tiroteio há horas de preparação estratégica, política, logística, e que nem tudo o que se move deve ser alvejado.

Nós somos da Pátria a guarda,
Fiéis soldados, Por ela amados.
Nas cores de nossa farda
Rebrilha a glória, Fulge a vitória.


FUBAR – Errata Oficial da versão 1.0
http://www.mediafire.com/?mmtdhnvmzvm
Matrix D20 (Faz uso do mesmo sistema do FUBAR)
http://www.mediafire.com/?mndzndzj2um


Nenhum comentário:

Postar um comentário